Eu adoro o Japão mesmo por causa disto. Para eles, tudo é espírito, tudo é alma, tudo é vida e tudo tem poder de julgamento e portanto pode virar alma vingativa. É daí que vêm animes como Hell Girl, Durarara!!, Corpse Party, Uzumaki (não é Naruto, é mesmo Uzumaki ou "A Maldição das Espirais" ou "Obsessão das Espirais" e recomendo altamente o mangá!), etc.
Gosto principalmente de um que fala de uma rapariga que era muitíssimo bonita. Há várias lendas mas vou contar a que eu sempre soube e a primeira.
Terror 4
Diz-se que de noite, em ruas solitárias, uma rapariga passeia de cabeça um pouco baixa. Quando alguém se aproxima, ela ergue o rosto e olha para a pessoa com uns olhos meigos, o resto do rosto coberto pelo cabelo e por uma máscara tão típica das adolescentes asiáticas: "Achas-me bonita?" Ela vai te perguntar.
Daí tens 3 opções: calas-te, respondes sim, respondes não.
Se te calares, ela poderá ir embora.
Ou então, terá o mesmo final que se responderes sim: a rapariga tira a máscara e mostra a boca rasgada de orelha a orelha (ou em outras versões só até uma orelha) e pergunta-te "Ainda me achas bonita?". Aí ela saca de uma navalha e rasga-te a boca igual à dela.
Se responderes que não, ela rasga-te na mesma a boca e diz-te para aprenderes a ser menos egocêntrica/o.
Conta-se que esta rapariga era extremamente vaidosa e egocêntrica até que um dia foi alvo de violação e o agressor acabou maltratando-a e rasgando-lhe a boca, deixando-a a morrer.
Muitas pessoas quando notam uma rapariga bonita com máscara e solitária, afastam-se com medo.
E nisto, um pendente que tenho atrás de mim abanou sozinho : D