Aqui está uma FAQ com algumas perguntas feitas sobre a moderação em geral enviadas aos moderadores ou ao suporte.
Se você tiver uma dúvida que não consta aqui, envie via MP para o moderador ou diretamente ao support[@]beemoov.com
Boa leitura!
Forum- Princesa Pop, jogo de moda! Jogo de meninas e jogo para meninas
Páginas : 1
#1 01-12-2016, às 14h44
#2 01-12-2016, às 14h47
O que um moderador pode de fato fazer / quais as ferramentas da moderação?
Um moderador tem por objetivo animar o fórum e assegurar que os respeitos as regras de boa convivência sejam mantidos, seja via MP ou pelos posts no fórum.
Um moderador pode abrir, arquivar, deletar ou fechar um tópico, por abandono ou a pedido do jogador, por exemplo.
Ele pode fazer um print dos posts ofensivos, editar estes posts e banir do fórum uma jogadora que não obedece as regras.
Ele pode tirar dúvidas sobre o jogo, mas não pode resolver os bugs. Nesse caso, ele envia diretamente o jogador ao suporte.
Ele pode propor concursos e criações de novas seções no fórum.
#3 01-12-2016, às 14h50
Como é todo o processo para ser moderador?
O candidato se inscreve diretamente com um dos moderadores, para ser ajudante ou monitor, a depender da seção que este modera. Algumas vezes eles escrevem ao suporte diretamente e a sua candidatura pode ser apresentada no fórum para análise por toda a equipe.
Se a candidatura é aprovada, ele torna-se monitor.
Ela passa por uma formação com aulas e tem acesso as ferramentas de moderação durante todo o período da formação.
Esse período pode durar de 1 a 3 meses, às vezes até mais, e o candidato tem o título modificado para Monitor. Isso facilita aos jogadores alertarem o suporte ou os moderadores por algum comportamento equivocado.
A monitoria não é garantia para que seja moderador. É uma etapa eliminatória e o trabalho e aprendizado é intenso.
A decisão final é feita com o acordo entre todos os moderadores.
#5 01-12-2016, às 15h23
Se eu enviar uma reclamação, o moderador sabe que fui eu quem enviei?
Ao alertar um MP, todos os moderadores tem acesso, como ocorre com todas as mensagens alertadas dos jogadores.
Ao enviar ao suporte, os administradores levam a reclamação para o fórum interno para que todos os moderadores possam analisar o caso. Escrever ao suporte dizendo "não gosto dele", "ele me respondeu mal" não adianta, você tem que provar que isso foi feito para que a sua reclamação seja levada a sério e não seja apenas uma tentativa de intimidar um moderador.
#6 01-12-2016, às 15h24
O suporte consegue ler todas as nossas mensagens?
O suporte Beemoov é formado por uma equipe de, atualmente, 21 pessoas.
Eles trabalham diretamente com os administradores dos jogos.
Eles trabalham de segunda a sexta.
As mensagens enviadas para support[@]beemoov.com são respondidas por essa equipe.
Os moderadores não tem acesso as mensagens enviadas diretamente ao suporte.
As equipes de moderadores e do suporte informam aos administradores todos os problemas.
Apenas a equipe do suporte tem contato direto com os desenvolvedores.
Se você enviar uma mensagem para o moderador, não precisa enviar para outro. Se enviar ao suporte, não precisa relatar no fórum ou avisar ao moderador. Ou seja, entre o fórum, MP ao moderador ou suporte, apenas um aviso é suficiente.
#8 01-12-2016, às 15h31
Quanto tempo um moderador pode ficar no cargo?
Um moderador pode ficar no cargo o tempo que desejar, se souber trabalhar em equipe, se conhece as ferramentas da moderação e se respeita os seus colegas jogadores e moderadores.
Um ex-moderador pode voltar a moderar o fórum após um período de pausa sem precisar passar pela monitoria, visto que conhece bem o fórum. Se um moderador for retirado da moderação, ele não volta mais, mesmo se mantém o título exclusivo.
#9 01-12-2016, às 15h32
Porque preciso ter no mínimo 18 anos para me candidatar?
Moderar é uma aventura incrível, mas exige muita responsabilidade.
Beemoov não adiciona menores de idade para moderar um fórum e expô-lo a todo e qualquer constrangimento.
Por isso, todo candidato precisa provar que é maior de idade. É uma garantia que protege os nossos jogadores e o moderador.
#10 01-12-2016, às 15h36
O que ocasionou o ataque no fórum Amor Doce e Eldarya?
O problema foi mais simples do que muitos imaginam, mas com graves consequências.
Mais uma vez, mesmo com todo o cuidado nas nossas discussões para selecionar um candidato, tivemos a desagradável surpresa de constatar a entrada de alguém na moderação que conseguiu criar conflito interno na equipe. É uma experiência muito desgastante para todos.
Tudo começou quando a ex-moderadora AD enviou uma reclamação ao suporte sobre uma ex-moderadora de 2013 que era amiga na vida real de uma moderadora atual da equipe e que esta última não tinha dito isso para ninguém.
Uma moderadora não é obrigada a revelar a sua vida privada aos colegas. É mesmo aconselhado pela Beemoov que evitem fazê-lo. O fato de duas pessoas se conhecerem não influencia em nada no esforço e trabalho que devem fornecer cotidianamente.
Isso é válido para todas as pessoas que passaram pela moderação.
A equipe AD atual, inclusive, é formada por pessoas que não se conheciam na vida real. Puxar um único caso de 2013 para querer sujar o nome da equipe da qual faz parte, por falta de encontrar casos atuais, só confirma a ideia de que o ataque foi preparado bem antes, a partir do envio de sua candidatura para a moderadora que seria, posteriormente, "denunciada".
Dessa vez, o problema não se restringiu apenas aos moderadores (como ocorreu anteriormente), mas atingiu todos as jogadores que participam do fórum Eldarya e Amor Doce. Foi um ataque grave e desnecessário após o pedido de que se retire da moderação, que nos posiciona ainda mais na resolução de um maior cuidado da empresa Beemoov na seleção de candidatos.
A ex-moderadora já revelou que enviou identidade falsa após o anúncio das medidas legais que estão em curso; mas isso só agravou mais o seu caso junto ao nosso setor jurídico.
#13 01-12-2016, às 15h45
Como eu posso enviar críticas e sugestões para a equipe?
As críticas positivas ou sugestões para melhoria do fórum podem ser enviadas ao moderador via MP ou diretamente ao suporte, para serem analisadas pela equipe Princesa Pop
Elas são sempre bem vindas e ajudam a melhorar o trabalho dos moderadores.
#15 01-12-2016, às 15h48
Todos os Moderadores atuais passaram por uma seleção?
Todos passaram por uma fase de formação e todas foram avaliados no interno pelos moderadoras dos fóruns que participam: Princesa Pop ou Amor Doce. A equipe Eldarya atual é provisória e atuam em dois fóruns para permitir que eles se mantenham ativos, com um bom número de seções, até o recrutamento de uma equipe própria.
#16 01-12-2016, às 15h49
Posso usar um documento de uma outra pessoa pra entrar na Moderação?
A utilização da carteira de identidade de outra pessoa é um delito previsto no Código Penal.
"CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave."
#17 01-12-2016, às 15h51
Os moderadores ganham Pops de Ouro / Atitudes Pop?
Um moderador é convidado a realizar testes dos eventos.
O teste consiste a jogar o evento e reportar os erros que possam aparecer.
É um trabalho voluntário, por isso o moderador é convidado a participar do teste, mas nunca obrigado.
Se ele aceita, ele tem PO e AP creditados necessários para fazer o evento em questão e sugere correções a partir da sua releitura do evento.
#18 01-12-2016, às 15h53
Porque as jogadoras não podem escolher quem está na moderação? Como uma votação
O sistema de escolha de moderação não é perfeito, mas é o ideal.
Não é perfeito pois infelizmente não conseguimos prever pessoas que no uso da má fé, enviam carteiras de identidade falsas ou criam tensão na equipe. Mas é o ideal, pois apenas com discussões internas sobre o candidato, o convívio com a pessoa durante a sua formação de 1 a 3 meses como monitor e após o final da formação que a administração e os próprios moderadores podem avaliar se alguém está apto ou não.
#19 01-12-2016, às 15h55
Eu entrei em contato com um moderador e ele não soube me ajudar, me enviando ao suporte.
É exigido ao moderador enviar ao suporte os problemas que não podem ser esclarecidos por eles mesmos.
Os moderadores são antes de tudo jogadores, mas com acesso a ferramentas para moderar o fórum.
Eles possuem um bom conhecimento sobre os episódios e eventos, como qualquer jogadora assídua, mas não sabem tudo.
Eles reconhecem o próprio limite e encaminham o jogador ao suporte para que este possa resolver o problema o mais rápido possível.
#20 01-12-2016, às 15h57
Como se passa a fase de análise de um candidato para moderação?
Essa etapa é bem crítica, pois uma má escolha é uma péssima experiência não só para os moderadores, quanto para os jogadores.
O que a equipe de moderação avalia:
- Boa escrita no fórum ou via MP diretamente aos moderadores
- Mensagem postada no perfil e na assinatura
- A maturidade nos comentários, a idade sugerida
- Capacidade de entendimento das aulas e prática no período da monitoria
- Se já foi banido, quando, por qual motivo e a gravidade do ato. Um jogador que foi banido por um fato menor há algum tempo, 1° flood por exemplo, não é automaticamente descartado da candidatura, somos conscientes que erros acontecem, principalmente quando se é novato em um fórum.
- Se já foi ajudante antes de completar 18 anos
- Se participa da agência tudo limpo, escrevendo no fórum ou enviando os relatos via MP aos moderadores.
- Se tem mais de uma conta
O que a equipe de moderação NÃO leva em consideração na avaliação:
- Se a assinatura é bonita ou se a princesa está bem vestida
- Se o candidato já fez todos os níveis do jogo
- Se ele é super ativo no fórum
#21 01-12-2016, às 15h57
Qual a diferença de administrador e moderador?
Os administradores estão em contato com os desenvolvedores diretamente, para relatar os problemas do jogo.
Eles auxiliam os moderadores na organização do fórum e na criação de novas seções.
Os moderadores atuam diretamente no fórum. Eles podem tirar as dúvidas das jogadoras, criar concursos e animar um fórum. Eles não podem solucionar um bug, mas informam aos administradores assim que ficam sabendo de um bug geral.
Páginas : 1